Imprimir

Imprimir Notícia

12/12/2022 às 15:05

Presidente da Câmara de Sorriso é eleito vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil

Leiagora

O presidente da Câmara Municipal de Sorriso, vereador Leandro Damiani (PSDB), foi eleito vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB). A eleição ocorreu durante o Congresso Brasileiro de Legislativos e Gestores Municipais, realizado em Brasília, e reuniu mais de 850 parlamentares do país.

O mandato da nova diretoria da UVB é de quatro anos, tendo como presidente reeleito o vereador de Iraí-RS, Gilson Conzatti. A UVB foi fundada em 1964 e é responsável pela tradicional Marcha dos Vereadores, que é realizada anualmente em Brasília, inclusive, já com data marcada para ocorrer em abril de 2023. E tem como meta fortalecer os Legislativos Municipais. 

A entidade também é responsável pela UVB Animal, UVB Mulher, UVB Afro e UVB Diversidade. Outro programa defendido pela UVB é a Escola do Legislativo que permite o protagonismo das Câmaras na formação política de cidadãos. Dentro dele, há como capacitar jovens e adultos com cursos voltados às temáticas de interesse coletivo de cada município, além de ampliar o debate de temas locais.

Leandro Damiani é funcionário público concursado do município de Sorriso, advogado, jornalista, apresentador de TV, e ex-secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo do município. Ele foi reeleito em 2020 com a maior votação da história da cidade, com 3.340 votos.

O parlamentar agora assume uma importante representação nacional na defesa do municipalismo, fortalecimento do Poder Legislativo Municipal, e vai trabalhar mais próximo do Congresso Nacional e do Governo Federal, podendo contribuir nas decisões políticas que afetam a população brasileira de uma maneira geral.

“Nós, vereadores, somos o agente político mais próximo da população, conhecemos mais de perto as necessidades dos cidadãos e como membro da diretoria da UVB irei cobrar mais respeito aos vereadores junto ao Congresso Nacional. Somos membros de um poder e merecemos ser ouvidos na hora das decisões que vão influenciar diretamente a vida nas cidades. A vida acontece no município e somos nós que estamos ali, no dia a dia de cada uma das pessoas”, comentou Damiani. 

Atualmente, o Brasil conta com mais de 57 mil vereadores na representação da sociedade.
Da assessoria 
 
 Imprimir