Imprimir

Imprimir Notícia

12/12/2022 às 15:45

Lula e Alckmin são diplomados no TSE

Leiagora

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou a cerimônia de diplomação do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e do vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. O evento começou às 14h25 e foi realizado no plenário do TSE, em Brasília.

Cerca de 400 convidados estavam presentes, entre eles, parlamentares, ministros de tribunais superiores e representantes de governos estrangeiros. Os ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff também participaram da cerimônia.

Do lado de fora, forte esquema de segurança foi montado para proteger a sede da Corte.

No evento, Lula fez um discurso reforçando que pretende trabalhar pelos mais pobres, para reduzir a desigualdade, ainda relembrou ser o único eleito três vezes para comandar o país. "É com o compromisso de construir um verdadeiro Estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra todas as formas de injustiça, que recebo pela terceira vez este diploma de presidente eleito do Brasil – em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo brasileiro", finalizou.

Já Alexandre de Moraes falou sobre o processo eleitoral, comentou sobre o comabte às fake news e prometeu responsabilizar os que promovem "discursos de ódio e de desinformação" proferidos por grupos organizados.

A diplomação oficializa o resultado das urnas e o fim do processo eleitoral. Além disso, os diplomas habilitam o presidente e o vice eleitos a tomarem posse no dia 1º de janeiro de 2023.

 
Com informações da Agência Brasil 

 
 
 
 Imprimir