Imprimir

Imprimir Notícia

21/12/2022 às 18:00 | Atualizada: 21/12/2022 às 18:01

Mercado Municipal custará R$ 120 milhões e obras iniciam nos próximos meses

Leiagora

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), assinou na manhã desta quarta-feira (21), a ordem de serviço para requalificação do Mercado Municipal Miguel Sutil, com obras que estão previstas para terem início nos próximos meses. O projeto contempla quatro pavimentos com mais de 180 lojas, praça de alimentação, quiosques, restaurantes e ambientes climatizados, por meio de investimentos de mais de R$ 120 milhões em uma área bruta de 3.674 metros quadrados. 

Além da construção e operação do Mercado Municipal, o projeto engloba a requalificação das vias nas intermediações, criação de espaços adequados aos pedestres, modernização do mobiliário urbano, como por exemplo, bancos públicos, pontos de ônibus, suporte para bicicletas e relógios com conectividade e a implantação de um estacionamento inteligente.

No discurso, o prefeito salientou que esta é a primeira Parceria Público-Privada (PPP), formalizada entre a Prefeitura de Cuiabá e o Consórcio C.S.Mobi, assinada nos seis anos de gestão e que o Mercado Municipal irá impulsionar o desenvolvimento estrutural e financeiro do município. O contrato está sob a coordenação da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMATED).

"Para mim, um cuiabano nato, me sinto orgulhoso de poder liderar um momento como este, onde vamos trazer a juventude, a boêmia para o Centro Histórico, dando sequência ao movimento iniciado pelo ex-prefeito Emílio Vicente Vuolo, ao qual completa 60 anos, causando um impacto enorme em diversos setores, uma cobrança e anseio enorme que perdura entre nós nos últimos 60 anos. Temos que dar vida a essa linda e histórica região de Cuiabá e a solução encontrada foi através da primeira PPP. Se Deus quiser, vamos entregar até dezembro de 2024, esse é o nosso desejo", disse Emanuel.

O diretor de Planejamento Estratégico e M&A da Simpar, vencedora do certame, Antônio Barreto, comemorou a concretização do acordo, classificado por ele como promissor. "Estamos felizes em assinar a ordem de serviço e ter a chance de poder replicar esse modelo para todo o país. Vamos fazer o máximo para cumprir os compromissos firmados e em 2024 tentar desenvolver a maior parte do projeto que beneficiará a região", frisou.

Estiveram presentes, o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa (PV), o secretário de Governo, Luis Cláudio Sodré, o secretário de Ordem Pública, Leovaldo Sales, a secretária de Educação, Edilene Machado, a secretária-adjunta de Educação, Débora Vilar, o deputado estadual, Wilson Santos (PSD), a controladora-geral do município, Mariana Ribeiro, o secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Oséas Machado, a secretária-adjunta de Comunicação, Ieda Barros, diretor da Associação Empresarial e Comercial de Cuiabá, Manoel Gomes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Célio Fernandes, o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso, Claudecir Contreira.

O projeto do Mercado Municipal Miguel Sutil, localizado no Centro Histórico de Cuiabá contará com a implantação de estacionamento rotativo de carros e motos com mais de 600 vagas, gerenciado por tecnologia moderna, de alta qualidade e sistema automatizado com sensores para identificar a disponibilidade de vagas, compra e recarga de crédito, na modalidade gaveta.

 
 Com assessoria
 
 Imprimir