Imprimir

Imprimir Notícia

22/12/2022 às 18:01

Jayme diz ter informações que confirmam Fávaro na chefia do Ministério da Agricultura

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Gabriela Arantes

Pelo que tudo indica nas conversas de bastidores em Brasília, o senador Carlos Fávaro (PSD) pode, sim, ser indicado para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do governo Lula (PT) em 2023. A informação foi confirmada pelo senador Jayme Campos (União) na tarde dessa quarta-feira (21).
 
De acordo com Jayme, todas as conversas ainda são especulações, mas tudo leva a crer que Carlos Fávaro será indicado por Lula nos próximos dias. “Pelas informações que eu tenho é que ele [Fávaro] pode ser o novo ministro do governo Lula. É óbvio que isso só vai ser materializado por anúncio oficial na quinta (22) ou na sexta (23)”, disse o Campos.
 
Na manhã de hoje (22), o presidente eleito Lula anunciou 16 nomes que irão comandar os ministérios durante os quatro anos do governo petista. Acontece que nesta lista não havia a indicação para o Mapa. Portanto, a definição do nome de Fávaro segue sendo um suspense.
 
O maior problema de Fávaro está na suplência do cargo de senador, que atualmente pertence à empresária Margareth Buzetti (PP). Mesmo com a garantia de que ela deixaria o Progressista e se filiaria ao PSD, o imbróglio ainda preocupa as lideranças do novo governo e tem afastado Fávaro da cadeira de ministro, haja vista que durante a campanha presidencial Buzetti pediu votos para Jair Bolsonaro (PL), além de tecer duras críticas a Lula.
 
O que ocorre é que o presidente eleito quer priorizar uma base forte no Congresso, para evitar desfalques na base política do governo, principalmente no Senado.
 
 Imprimir