Imprimir

Imprimir Notícia

26/12/2022 às 07:31

Como fazer o planejamento de fim de ano sair do papel

Eloany Nascimento

Novas metas a serem traçadas é quase que um clichê em toda virada de ano. Nesse período, é momento de rever os planos e pensar sobre o futuro e por isso é importante  não fugir da realidade, se preparar para que as mudanças realmente aconteçam e se organizar, principalmente nos primeiros meses. 

Em entrevista ao programa Agora na Conti desta sexta-feira (23), a Coach Iracema Irigaray, especialista em gestão emocional, explicou que nesse final de ano é um momento de muita reflexão.

“Nesta época o importante é traçar metas de acordo com a realidade, analisar o que é possível para ser feito com as característica de cada mês e é importante que a pessoa tenha alguém de apoio, para que a pessoa possa questionar se é isso mesmo que o que quer e o quanto você está fazendo”, disse Iracema.

Segundo a especialista em gestão emocional, para não deixar os  planos de lado com o decorrer dos meses e não fazer parte da estatística de 15% de pessoas que não conseguem atingir as metas é preciso escolher passos sustentáveis.
 
“ Existem duas coisas importantes em uma meta, a primeira é que ela não seja muito fraca, porque se for, você deixa de lado e não conclui, a outra é se ela for muito desafiadora, isso faz com que deixe de lado inconscientemente por achar que não dá conta de concluir com sucesso”, orienta.

Conforme a coach, para ter sucesso nos objetivos traçados é importante fazer da meta uma ferramenta. “ Tem que usar o método para energizar e motivar e não um planejamento de autopunição. Para isso, é importante estabelecer propósitos realizáveis e sustentáveis de acordo com a realidade de cada um. Outra coisa, é analisar cada área da sua vida que ocorreu em 2022 e o que eu quero para o próximo ano”, finalizou.
 
 Imprimir