Imprimir

Imprimir Notícia

29/12/2022 às 11:51 | Atualizada: 29/12/2022 às 12:19

Carlos Fávaro é anunciado como futuro ministro da Agricultura

Jardel P. Arruda

O senador Carlos Fávaro (PSD) foi anunciado como ministro da Agricultura pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no início da tarde desta quinta-feira (29). É a primeira vez que Mato Grosso voltará a ter um ministro desde que Blairo Maggi (PP) comandou o mesmo ministério durante a gestão Michel Temer (MDB).

“O ministério da Agricultura e da Pecuária eu quero dizer que vai ser Carlos Fávaro, senador pelo estado do Mato Grosso”, disse Lula.

Cotado para ser ministro desde o início da transição devido a atuação como ponte entre a campanha de Lula com o agronegócio, Fávaro enfrentou dificuldades devido ao fato da suplente Margareth Buzzeti (PSD) ter dado declarações contra o PT durante a campanha.

Também foi um empecilho a disputa por ministérios que quase levou o PSD a perder a possibilidade de indicar um ministro na Agricultura.

Entre os desafios de Fávaro estará o de enfrentar a rejeição da maioria das entidades do agronegócio ao PT e ao próprio nome dele. O senador foi alvo de várias cartas de repúdio ao se engajar como principal cabo eleitoral de Lula junto ao agronegócio nas eleições, e também quando passou a ser cotado para ministro.

Além de Fávaro, o segundo a ser anunciado nesta última leva de ministros, outros 15 nomes do novo staff de Lula foram anunciados, como Marina Silva (Rede), no Ministério do Meio Ambiente, e Simone Tebet, no Ministério do Planejamento.



Mais informações em instantes/Primeira atualização às 11h57/Segunda Atualização às 12h
 
 Imprimir