Imprimir

Imprimir Notícia

08/01/2023 às 16:23

'Hora do colinho’ para bebês órfãos vira lei em Mato Grosso

Gabriella Arantes

O carinho e aconchego do colo será obrigatório para bebês recém-nascidos órfãos, ou que por algum motivo estejam privados da presença materna durante a hospitalização na rede de saúde pública de Mato Grosso. Isso porque o projeto  "Hora do Colinho" foi aprovado pelo governador Mauro Mendes (União).

A proposta é de autoria do deputado estadual Dr. Gimenez (PV) e, foi publicada pelo Executivo Estadual no Diário Eletrônico de quinta-feira (22). 

A técnica envolve o Protocolo Operacional Padrão (POP), que aprimora a respiração e promove a expansão da caixa torácica do bebê, auxiliando o funcionamento do intestino e do estômago com o movimento.

Além de capacitação dos profissionais responsáveis, unidades de saúde poderão criar uma sala específica, tecnicamente preparada e apta com ambiente silencioso, acolhedor e conforto para a recepção dos bebês recém-nascidos. 

Os estabelecimentos de saúde que adotarem o projeto “hora do colinho” estarão autorizados a firmar convênios público-privados locais, nacionais ou internacionais de capacitação, treinamento, divulgação, publicidade e cooperação técnica pertinente ao uso do protocolo.
 
 Imprimir