Imprimir

Imprimir Notícia

09/01/2023 às 14:00

Saúde de Várzea Grande realizou mais de 3 milhões de procedimentos médicos em 2022

Leiagora

A Rede Pública de Saúde de Várzea Grande atendeu cerca de 1,3 milhão de pessoas durante o ano de 2022, realizando mais de 3 milhões de procedimentos médicos e odontológicos, entre consultas, exames, cirurgias, medicamentos e internação. Dados mostram que em todos os dias do ano passado, 3.561 pessoas estiveram em alguma unidade de saúde.

“O que me deixa mais satisfeito é o fato de que estamos atendendo a nossa população de forma humanizada, bem como pessoas de outras cidades de Mato Grosso, do Brasil e até mesmo de outros países vizinhos”, disse o prefeito Kalil Baracat (MDB).

Conforme Kalil, a cidade praticamente dobra a cada ano os percentuais de recursos públicos que segundo a legislação devem ser aplicados em saúde pública. “A legislação estipula 15% para os Municípios e 12% para os Estados, deixando o Governo Federal sem um percentual obrigatório. O que sei é que Várzea Grande investe uma média de 27% em Saúde, ou seja, 12% a mais do que o previsto, ou seja, é como se Várzea Grande investisse o que é de sua obrigação, mais a parte que seria do Governo do Estado”, explicou o prefeito. 

Os dados fazem parte do relatório que será apresentado à população e aos vereadores da Câmara Municipal em audiência pública quadrimestral como determina a Lei Complementar 141/2012. O documento estabelece os prazos para apresentação dos recursos aplicados, auditorias realizadas e oferta e produção de serviços públicos na rede de assistência própria, contratada e conveniada, comparando os dados com os indicadores de saúde da população em seu âmbito de atuação.

O secretário de Saúde do município, Gonçalo Barros, frisa que é preciso avançar ainda mais no atendimento à população que necessita do apoio do Poder Público Municipal e na consolidação destes números.

“Estamos trabalhando para que todos os atendimentos realizados façam parte de um Banco de Dados de Várzea Grande, que servirá até mesmo para atuações futuras em busca de aperfeiçoamento dos serviços de saúde pública”, pontuou.

Ainda segundo o secretário,os dados levantados e checados fazem parte das informações inseridas no Ministério da Saúde e tratam das unidades de Atenção Primária como as UBS e EFS; Atenção Secundária (UPAs e Centro de Especialidades em Saúde - Postão) e Atenção Terciária, Hospital Pronto Socorro Municipal e a Maternidade Municipal Dr. Francisco Lustosa de Figueiredo que funciona desde maio de 2021.

 
Da assessoria Prefeitura de Várzea Grande
 
 Imprimir