Imprimir

Imprimir Notícia

16/01/2023 às 18:46

Operação de fiscalização impede descarte de resíduos sólidos em áreas não autorizadas

Leiagora

A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realizou, no sábado (14), uma operação de fiscalização com foco em veículos transportadores de resíduos de construção civil e resíduos volumosos. A ação teve como objetivo supervisionar o descarte dos materiais recolhidos pelos chamados “bota-fora”.

Na oportunidade, a equipe de fiscalização volante atuou na região do bairro Parque Atalaia e, somente no período da manhã, foram abordados 10 caminhões. Segundo a empresa pública, desse total, oito foram notificados e um veículo foi apreendido, após ser flagrado despejando lixo clandestinamente em área não autorizada.

De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite, essa operação deve ser executada, periodicamente, em diversos pontos já mapeados e que são utilizados como bolsões de lixo. Ele explica ainda que a atividade ocorre em parceria com as secretarias municipais de Ordem Pública (SORP) e de Mobilidade Urbana (Semob).

“O veículo apreendido foi encaminhado para o pátio da Limpurb e será liberado após o pagamento da multa. Os demais, não foram flagrados jogando o entulho incorretamente e, então, nossa equipe apenas fez a notificação e orientação dos motoristas. Vamos continuar atuando durante o mês, em diferentes regiões da cidade”, explica Júnior Leite.

Júnior destaca ainda que o intuito das operações de fiscalização é combater o descarte ilegal de resíduos em inapropriadas para este fim. Ainda conforme ele, as empresas que trabalham com esse tipo de atividade são diretamente responsáveis por dar a destinação correta aos materiais recolhidos.

“Em Cuiabá, existem dois locais privados que podem ser utilizados para esse descarte, um no Distrito da Guia e outro na região do Pedra 90. A legislação obriga essas empresas que trabalham neste ramo a dar a destinação correta. Infelizmente, alguns não querem pagar para fazer isso e adotam a prática do despejo ilegal”, completa o diretor-geral. 

A população cuiabana também pode ajudar a Limpurb a combater esse tipo de irregularidade. Para isso, a empresa pública disponibiliza o Disque Denúncia, possibilitando que, por meio do WhatsApp (65) 99331-7826, o cidadão possa acionar a equipe de fiscalização volante. O atendimento virtual é feito de segunda a sexta-feira, em horário comercial. 

 
 Imprimir