Imprimir

Imprimir Notícia

20/01/2023 às 14:25 | Atualizada: 20/01/2023 às 14:28

Botelho convoca reunião para tratar da eleição da mesa e esclarece que PEC só vale a partir de 2025

Kamila Arruda

Apesar de ainda não haver consenso entre os postulantes à presidência, os preparativos para a posse dos deputados estaduais eleitos e também para a eleição da nova Mesa Diretora já estão de vento em popa na Assembleia Legislativa.
 
O presidente Eduardo Botelho (União), inclusive, convocou os membros da atual Mesa Diretora para uma reunião, a ser realizada na próxima segunda-feira (23).
 
No encontro, os parlamentares irão tratar sobre o edital referente à posse dos parlamentares reeleitos e novatos, da eleição da Mesa Diretora e da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº108/2023, que traz novas normas para os próximos pleitos internos.
 
A referida PEC irá nortear as eleições das mesas diretoras a partir do segundo biênio da próxima legislatura, que se inicia em fevereiro. Ela ainda veda a possibilidade de reconduções para os mesmos cargos em pleitos subsequentes.

A medida foi publicada no Diário Oficial que circulou na última quarta-feira (18). A intenção de Botelho na reunião é esclarecer que a medida não é válida para este primeiro biênio da 20ª legislatura.
 
Enquanto a norma não entra em vigor, Botelho trabalha nos bastidores para garantir a sua permanência na presidência por mais dois anos. Para tanto, ele tenta convencer o deputado estadual Max Russi (PSB), que também almeja se tornar presidente da Casa de Leis, a desistir da candidatura e repetir a dobradinha, compondo com ele como primeiro-secretário.
 
A eleição da Mesa Diretora ocorre no próximo dia 1º, logo após a posse dos deputados estaduais eleitos no pleito do ano passado.
 
 Imprimir