Imprimir

Imprimir Notícia

31/01/2023 às 09:02

Em meio a pedido de intervenção, quase 28 mil pessoas realizaram concurso para SMS

Leiagora

Um total de 27.815 mil pessoas participaram neste domingo (29) do concurso realizado pela Prefeitura de Cuiabá, que irá selecionar mais de 2 mil novos servidores para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O certame foi coordenado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Conforme a organização, as provas foram aplicadas dentro dos critérios previamente estabelecidos pelo edital. O número de ausentes registrado pela entidade foi de 10.513, o que representa 27,43% dos 38.328 inscritos.

As provas foram realizadas em Cuiabá e Várzea Grande, em horários diferentes para os cargos de nível médio e superior, para proporcionar aos candidatos maior possibilidade de concorrência a vagas de diferentes áreas. Todas tiveram 4 horas de duração.

“Sabemos que esse concurso é de extrema importância para a população cuiabana e por isso, como de praxe, trabalhamos com afinco para que ele fosse realizado dentro de todos os parâmetros estabelecidos. Foram vários locais de provas e muita expectativa para o concurso, que transcorreu de maneira muito tranquila”, diz Yuri Faraco, diretor do IBFC.

Das 2.162 vagas para efetivação imediata e formação de cadastro de reserva para níveis médio e superior, 221 são especificamente para médicos.

Os concursados farão substituição aos servidores comissionados que foram contratados pelo Poder Municipal de forma temporária em processos seletivos realizados recentemente. O concurso prevê 10% do total de vagas para Pessoas com Deficiências e 20% para negros e índios.

Para a formação do cadastro reserva o candidato só será considerado "habilitado" se acertar no mínimo, 20% por disciplina e no mínimo 50% do total de pontos da prova objetiva. Esse grupo será mantido no cadastro reserva enquanto o concurso público estiver válido e somente será convocado para admissão, caso surjam vagas futuras, conforme a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde.

Resultados

O resultado da prova objetiva e a folha de respostas do candidato serão divulgados no endereço eletrônico do IBFC, na aba “Resultados”
 
Intervenção
 
Com a realização deste concurso, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) cumpre uma das principais queixas do Ministério Público Estadual (MPE) quanto a saúde da Capital.

O certame vem sendo cobrado pelo órgão ministerial há algum tempo, e reforçado pelo interventor Hugo Felipe Lima, que ficou à frente do setor do dia 28 de dezembro a 6 de janeiro, por determinação judicial.
 
 Imprimir