Imprimir

Imprimir Notícia

07/02/2023 às 17:58

Empresário visitam MT para conhecer potencialidades da industrialização do algodão

Leiagora

A Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) recepcionou empresários de todo país em Cuiabá, na última sexta-feira (3), e também acompanhou uma série de visitas no sábado (4) no município de Campo Verde, com o objetivo de mostrar as potencialidades da cadeia produtiva do algodão em Mato Grosso.

A ação engloba o “Tour da Fibra ao Fio”, realizada pela Prefeitura de Campo Verde, com intuito de atrair investidores e indústrias para o estado, o que, consequentemente, acaba gerando emprego e riqueza. Cerca de 50 pessoas do setor têxtil e da malharia das regiões sul, sudeste e nordeste participaram das atividades.

Na sede da Ampa, durante jantar na sexta-feira (3), o vice-presidente da associação, Orcival Gouveia Guimarães, destacou os benefícios de se produzir em MT. “É um estado de grande potencial. Aqui é o lugar certo em recursos e em incentivos para a cadeia produtiva do algodão”. 

O governador Mauro Mendes (UB) pontuou a capacidade produtiva estadual. “Nossas commodities são referências. Temos a capacidade de dobrar a produção sem abrir novas áreas, temos solo abundante, infraestrutura e logística. Muita coisa boa está acontecendo. O governo investiu 19,6% de sua receita corrente. Nenhum estado fez isso no Brasil”.

Ampa em destaque 

No sábado (4), a Ampa participou do tour na cidade de Campo Verde com os empresários, sendo que palestras e visita a uma indústria de fiação fizeram parte do roteiro. O secretário de estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, também fez uma explanação das ações do Estado no setor.

O prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes (UB), que é um dos grandes responsáveis pela ação, destacou que a cidade é um dos principais pólos têxteis do país. “A Ampa tem sido importante em diversas ações ligadas à cadeia do algodão. Não só para o ambiente de produção, mas também para essa nova fase de verticalização, tão importante para Mato Grosso e Brasil”.

O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Henrique Soares, também pontuou o papel agregador da Ampa. “Foram várias mãos para a gente construir esse cenário de vantagens para quem quiser investir aqui. A Ampa é muito importante porque desenvolve um trabalho de agregação. Ela promove o produtor de algodão dentro da cadeia produtiva e essa é uma mensagem que a Prefeitura de Campo Verde tem levado para o mercado”.

Mesmo a distância, o presidente da Ampa Erai Maggi Scheffer destacou que “o sucesso do encontro demonstra a força do algodão nas pessoas e a fusão de todo o setor, deste a produção até a indústria, junto com governos estaduais e municipais – todos unidos”.

Também participaram do tour Alexandre Schenkel, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa); Sérgio Benevides, representando a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e a deputada federal, Coronel Fernanda (PL).

 
Assessoria Ampa
 
 Imprimir