Imprimir

Imprimir Notícia

13/02/2023 às 14:02 | Atualizada: 13/02/2023 às 15:16

Dois cães vítimas de maus-tratos são resgatados em casa abandonada

Eloany Nascimento

Dois cães vítimas de maus-tratos foram resgatados após ficarem mais de duas semanas abandonados e sem alimentação em uma residência no bairro Doutor Fábio II, em Cuiabá. Os animais estavam com visíveis marcas de desnutrição avançada.

O resgate dos animais ocorreu na tarde da última sexta-feira (10), após o Juizado Especial de Meio Ambiente de Cuiabá (JUVAM) receber uma denúncia de que animais estavam em situação de maus-tratos em uma casa abandonada.

Diante da denúncia, equipes do Judiciário, Delegacia de Combate à Ocupação do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e ao Meio Ambiente (DEMA), Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) e o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) se deslocaram até o endereço indicado. 

Ao chegar no local, as equipes constataram que o imóvel apresentava sinais de abandono e para adentrar foi necessário que a PM arrombasse o portão. Os cães estavam feridos, com visíveis marcas de desnutrição avançada.

Com a gravidade da situação, os dois cachorros foram recolhidos e levados até uma clínica veterinária, onde foram encaminhados à internação e ainda permanecem no local recebendo atendimento médico.

A chefe da DBEA, Andrea de Mello, adiantou que os dois cães, agora, vão encarar um longo tratamento. "Estão muito debilitados e necessitando de atenção. Não será uma tarefa fácil, mas, essencial. Após o término desse processo, eles serão acolhidos no Canil Municipal, até que sejam agraciados por novos tutores", completou. 

Denúncias 

Somente em 2022, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu mais de 990 denúncias referente aos casos de maus-tratos, resgates e atropelamentos. Contudo, estima-se que há mais de 18 mil animais vivendo em situação de abandono pelas ruas da cidade. 

Proprietário não identificado 

O proprietário da casa não foi localizado pelo Poder Judiciário, que segue em diligências. O crime de abandono contra animais domésticos, cabe reclusão de dois a cinco anos de prisão, sendo inafiançável, além da perca da guarda do animal, respectivamente. Há exatamente um ano, a Prefeitura de Cuiabá sancionou a lei municipal nº 6.746/2022, a qual estabelece, após a identificação do agressor, que o mesmo seja responsabilizado pelo pagamento de despesas veterinárias decorrentes da violência ocasionada. 

 
Com informações da Prefeitura de Cuiabá
 
 Imprimir