Imprimir

Imprimir Notícia

28/02/2023 às 11:18 | Atualizada: 28/02/2023 às 11:26

Advogado é um dos principais alvos de operação que investiga comércio ilegal de ouro

Eloany Nascimento

O advogado Joan Barbosa é um dos principais alvos da Operação Peixe Grande, que mira envolvidos em extração ilegal de ouro na região da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda. O investigado atuava com a compra e revenda de ouro a outros comerciantes.

A prisão do advogado foi cumprida durante a operação que foi deflagrada na manhã desta terça-feira (28). O suspeito também é investigado por receber auxílio emergencial da covid-19. 

De acordo com a Polícia Federal, Joan é um dos principais alvos e atuava no esquema criminoso fazendo o meio de campo comprando o ouro que era extraído de forma ilegal na Sararé e revendendo a outros comerciantes de joias.

Leia também - Operação combate comercialização de ouro extraído ilegalmente em terra indígena 

Além do advogado, outros alvos são proprietários ou sócios de empresas dedicadas à comercialização de metais preciosos, os quais se aproveitam de suas atividades lícitas para “esquentar” o minério precioso extraído ilegalmente da Terra Indígena Sararé. Duas pessoas incluindo Joan, foram presas, outros dois envolvidos estão foragidos.

Operação Peixe Grande

A Operação “Peixe Grande”, que visa combater a comercialização de ouro extraído ilegalmente por garimpeiros na região da Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda, foi deflagrada na manhã desta terça-feira (28). São cumpridos 7 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão.

As investigações decorrem de informações obtidas na Operação Rainha do Sararé, deflagrada em agosto de 2022. Segundo a análise dos dados financeiros, no período de menos de três anos foram identificadas mais de 47 milhões em movimentações suspeitas, fragmentadas em inúmeras transações, a fim de ludibriar a fiscalização realizada pelo COAF.



 

 
 
 Imprimir