Imprimir

Imprimir Notícia

01/03/2023 às 15:20

Mendes chama Barranco de mentiroso e rechaça denúncia referente ao garimpo em Chapada

Kamila Arruda

O governador Mauro Mendes (União) rebateu as acusações do deputado estadual Valdir Barranco (PT) de suposta prática de garimpo ilegal dentro do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O chefe do Executivo Estadual negou os fatos e ainda chamou o parlamentar de mentiroso.

A denuncia foi levada pelo parlamentar petista à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e veio à tona por meio de uma reportagem publicada na Revista Veja nesta semana. Segundo a denúncia, a atividade ilegal estaria sendo promovida pela Mineração Casa de Pedra, localizada na estrada velha da Chapada, em uma Área de Proteção Ambiental nas margens do Parque Nacional. E o governador é sócio da companhia.

“O deputado Barranco mentiu. Lamentável um deputado fazer isso. Se a Veja não mentiu, o deputado mentiu. Aquilo é uma mentira. Com certeza, a empresa que temos lá é uma atividade mineral que existe há 30 anos no local. Nós estamos nela há 10 anos. Está a 3 km depois da área de amortecimento. Então não tem nenhum problema. É lamentável que um deputado faça uma mentira descarada, irresponsável, como fez o deputado Barranco”, rebateu.

À reportagem da Veja, Mendes informou que não possui nenhum envolvimento direto com as empresas Casa de Pedra e Maney, informando que apenas seu filho, Luiz Antonio Taveira Mendes, é sócio minoritário da empresa e que a denúncia é improcedente, uma vez que a "área de mineração está totalmente fora dos limites do parque”. 

Barranco, por sua vez, afirma que o empreendimento teria se expandido para dentro do território do Parque Nacional e pede ao Ibama a investigação das supostas irregularidades.
 
 Imprimir