Imprimir

Imprimir Notícia

08/03/2023 às 14:02

Provas do concurso da Saúde começam em seis meses, garante Gilberto

Gabriella Arantes

O tão esperado concurso  público para a área da saúde recebeu o aval do governador Mauro Mendes (União) e as provas devem começar em aproximadamente seis meses. A informação é do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Ao todo são 400 vagas. 

“Nós trabalhamos com o horizonte de seis meses entre o início dos trabalhos e agora vamos contratar uma instituição de gabarito para a realização deste concurso. Realizar período de inscrição, prova, avaliação e resultado para chegar às nomeações. [...] Mas em aproximadamente em 180 dias nós acreditamos que seja necessário para que possamos estar comemorando em um futuro breve as nomeações”, disse Gilberto, durante o programa Agora na Conti, dessa terça-feira (7).

Conforme o secretário, ao todo são 400 vagas que vão ocupar funções estratégicas. Ainda de acordo com o gestor, esse número não é maior por conta dos limites orçamentários do Estado. 

Leia também - Governo de MT autoriza concurso para a Saúde com 400 vagas

“Quanto a esse número não ser maior, é que também tem a ver com lei de responsabilidade fiscal, nós temos limites orçamentários para despesas com o pessoal. E muitos dos profissionais que atuam nos hospitais são contratados como pessoas jurídicas atendendo a solicitação do Ministério Público. Nós queremos que estejam no quadro da secretaria de saúde profissionais em vínculos empregatícios com o governo do estado para trabalhar nas áreas de controle, avaliação e especialidades que nós ao longo do tempo perdemos. Porque as pessoas se aposentaram e agora precisamos fortalecer o nosso quadro”, disse.

A SES está há mais de 20 anos sem concurso público - o último foi realizado em 2002- e, portanto, com quadro profissional defasado. Por enquanto, a Secretaria de Saúde tem realizado seletivos para contratação temporária.
 
 Imprimir