Imprimir

Imprimir Notícia

11/03/2023 às 17:08

Mendes articula reunião entre Lula e presidente da Bolívia para fechar acordo por escoamento da safra pelo Pacífico

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

O governador Mauro Mendes (União) está articulando uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Bolívia, Luis Arce, para discutir um acordo que prevê a pavimentação de 240 km que faltam para finalizar a estrada que liga Vila Bela da Santíssima Trindade a cidade de San Ignacio de Velasco, na Bolívia. A informação é do prefeito de Vila Bela, Jacob André Bringsken. 

Esta pavimentação facilitar a chegada ao Porto de Aricá, no Chile, permitindo o escoamento da safra pelo Pacífico e diminuindo o custo e também distância. De Vila Bela ao porto são 1800 km, um percurso inferior ao que hoje exige que se leve a produção para Rondônia, e os produtores precisam seguir até a América Central e utilizar o Canal do Panamá para seguirem até o Pacífico.

De acordo com Jacob, no dia 20 de março, quando a sede do governo do Estado será transferida para Vila Bela da Santíssima Trindade para comemoração do aniversário do município, haverá uma reunião com autoridades bolivianas sobre o assunto e em outra frente o governador requisitou uma agenda com o presidente Lula para tratar sobre o assunto em abril, quando está prevista a vinda do petista para Mato Grosso.

"Nós já estamos vendo, o governador está monitorando essa questão, de um encontro dos dois presidentes no Palácio Paiaguás no mês de abril, para discutir essa integração e viabilização de um financiamento para que esse asfalto saia o mais rápido possível”, disse.

Segundo ele, restam apenas 240 km de asfalto para finalizar a obra, sendo 80 km em terras brasileiras e outros 160 km já na Bolívia. Isto porque de San Ignácio de Velasco até o Porto de Aricá a estrada já é asfaltado. 

 
 
 Imprimir