Imprimir

Imprimir Notícia

21/03/2023 às 20:30

Referência na luta dos direitos humanos, advogada Betsey Polistchuk morre aos 78 anos

Alline Marques

Referência na luta por direitos humanos, a advogada Betsey Polistchuk de Miranda, aos 78 anos, acabou falecendo em decorrência de um câncer  nesta terça-feira (21). Ela estava em tratamento, mas não resistiu às complicações e após ser afetada por uma pneumonia, a jurista veio a óbito.
 
Betsey deixa um legado enorme para a advocacia mato-grossense. Quando pouco se falava em Direitos Humanos, Dra Betsey, na condição de advogada criminalista, já era voz atuante, em favor especialmente da população em vulnerabilidade. Ela atuou fortemente também em defesa dos reeducandos, sendo acionada para fazer a mediação, por diversas vezes, durante rebeliões em presídios. 
 
Na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB-MT foi uma personalidade de grande expressão. Presidiu a Comissão de Direitos Humanos (CDH) e atuou como Conselheira Estadual. Na diretoria da instituição, foi Secretária Geral na gestão do presidente Francisco Faiad.
 
Em reconhecimento por toda sua história, a OAB-MT decreta luto por três dias e expressa pesar aos familiares nesse momento de dor, especialmente ao filho, pela perda dessa gigante da advocacia.
 
Não haverá velório em respeito ao desejo dela. O corpo será cremado nesta quarta-feira (22) às 15h em Joinvile (SC), onde estava em tratamento ao lado do filho. Mais tarde, seus restos mortais serão lançados em Mato Grosso, na Chapada dos Guimarães, que era a sua paixão.
Com informações da assessoria 
 
 Imprimir