Imprimir

Imprimir Notícia

23/03/2023 às 09:32

China suspende embargo à carne bovina do Brasil

Jardel P. Arruda

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), e o ministro da Administração Geral da Aduana Chinesa (GACC), Yu Jianhua, anunciaram a suspensão do embargo à carne bovina brasileira, na manhã desta quinta-feira (23). 

As importações do Brasil estavam suspensas desde 22 de fevereiro, após a confirmação de um caso isolado e atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina, mal da “vaca louca”, identificado em uma pequena propriedade no município de Marabá (PA).

“Tenho certeza que isso é um passo para que o Brasil avance cada vez mais com o credenciamento de plantas e oportunidades para a pecuária brasileira”, disse Fávaro, ao final do encontro.

A volta dos embarques da proteína para a China foi anunciada por Fávaro diretamente de Pequim, onde se encontra com comitiva formada por mais de 100 empresários do setor agropecuário. Daqui a 3 dias o presidente Lula (PT) irá se reunir com a comitiva.

A China é o principal destino da carne bovina brasileira,  sendo responsável por 60% do total dos embarques para o exterior. Desde o embargo, o Ministério da Agricultura e Pecuária vinha trabalhando para certificar que a carne nacional fosse novamente liberada para ser exportada ao mercado chinês, conforme protocolo de importação internacional.
 
 Imprimir