Imprimir

Imprimir Notícia

28/03/2023 às 07:44

Jayme diz que assume presidência da Comissão de Ética se houver consenso e independência

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

O senador Jayme Campos (União) pode vir a assumir a presidência da Comissão de Ética do Senado, nesta terça-feira (28). Contudo, impôs algumas condições como consenso em torno de seu nome e também independência. O parlamentar já foi escolhido membro e agora os senadores devem definir quem irá comandar a comissão que tem a missão de julgar os próprios colegas do Legislativo. 

“Me comprometi se for de forma consensual, porque você é um juiz. Mas vamos aguardar a definição e o destino. Em tese é desgastante, você está lidando com colegas que chegaram pelo voto popular, tem que analisar com clareza, tem 38 denúncias e não vou fazer joguete, vou agir dentro da lei, olhando a Constituição Federal e o regimento interno”, comentou à imprensa nessa segunda-feira (26). 

Jayme já fez parte da Comissão de Ética e agora destaca que assumirá o comando apenas se puder atuar com altivez e com muita independência. 

O colegiado atua para preservar a dignidade do mandato parlamentar, pois é ele quem recebe e analisa representações ou denúncias feitas contra senadores, que podem resultar em medidas disciplinares como advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do exercício do cargo e perda do mandato. 

A Comissão conta com 15 titulares e 15 suplentes. Além de Jayme, também já foram escolhidos Renan Calheiros, Davi Alcumbre, Eduardo Braga, Marcos do Val, Randolfe Rodrigues, Professora Dorinha, Jader Barbalho, Marcelo Castro, entre outros.
 
 Imprimir