Imprimir

Imprimir Notícia

28/03/2023 às 14:15

SES identifica aumento de viroses e planeja abrir 30 leitos de UTI pediátrica no Estado

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) planeja abrir de 20 a 30 leitos de Unidade de Terapia Intensiva pediátrica em Mato Grosso em razão do aumento de casos de viroses no estado. A informação é da secretária executiva de Saúde, Kelluby de Oliveira. Nessa segunda-feira (27), a pasta realizou uma reunião de emergência sobre essa possibilidade de ampliação dos leitos.

“Tivemos um grande aumento da virose principalmente no público infantil. Tanto que nós estamos com uma grande demanda de busca por UTI pediátrica em todo o Estado. [...] Realmente tivemos um aumento muito grande dessa procura [por atendimento], 80% dessa procura é para quadro de pneumonia. Síndrome respiratória, no caso. Que é oriunda também dessa questão da virose. Então a SES está se programando para aumentar os leitos de UTI e também para fazer um apoio à atenção básica”, comentou.


No momento, a SES está fazendo um mapeamento dos hospitais regionais para fazer a abertura de leitos de UTI de forma estratégica. No entanto, a secretária adiantou que os possíveis municípios beneficiados serão Cuiabá, Rondonópolis e Primavera do Leste.

“A gente está vendo se consegue cofinanciar em Rondonópolis, na região Sul, que é um grande vazio. Estamos verificando a possibilidade de abrir mais 10 leitos aqui [em Cuiabá] e a possibilidade de abrir mais 10 leitos em Primavera do Leste. É uma previsão de hoje na nossa reunião, mas possivelmente pode ter desdobramentos no decorrer desta semana”, acrescentou.
 
 Imprimir