Imprimir

Imprimir Notícia

28/03/2023 às 13:02

Santa Casa suspende atendimento ambulatorial após superlotação

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Jardel P. Arruda

O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, suspendeu o atendimento ambulatorial na manhã desta terça-feira (28), em razão da superlotação registrada na unidade. Com capacidade para atender 122 crianças por dia, o hospital registrou aumento de 245% na demanda, sendo procurado por mais de 300 crianças nesta manhã.

A procura foi tamanha que a unidade fixou um informativo na porta de entrada comunicando da suspensão temporária dos atendimentos de urgência em pediatria. “Ressaltamos que em caso de necessidades procure as unidades básicas de saúde para atendimento”, dizia o folheto.

A secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Kelluby de Oliveira, informou à imprensa que a expectativa é retomar a normalidade do atendimento ainda nesta tarde. Ela garantiu que não houve fechamento de leitos, apenas a suspensão momentânea do atendimento.

“O cartaz não se relaciona à UTI pediátrica, a nossa UTI está em pleno funcionamento e como todos sabem a UTI tem um quantitativo de leitos e quanto esse quantitativo está lotado não tem mais como colocar criança a menos que eu receba uma alta, enfim. O que houve hoje foi a suspensão do atendimento ambulatorial”, explicou. “Então, a fim de que eu não tenha um atendimento precário, a gente acaba fazendo essa suspensão por ausência mesmo de capacidade de atendimento”, acrescentou.

Kelluby reforçou que a UTI da Santa Casa segue em pleno funcionamento. “De forma alguma, nossa UTI está plenamente funcionando. Não teve UTI fechada. O que houve é suspensão, e vai ser retomado no período da tarde, foi o ambulatório em razão do aumento das crianças que teve em um fluxo muito rápido de tempo”.
 
 Imprimir