Imprimir

Imprimir Notícia

09/04/2023 às 16:52

Para Lúdio, atendimentos de alta complexidade na saúde precisam ser estadualizados

Da Redação - Gabriella Arantes / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Para o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), os atendimentos de alta complexidade na Saúde pública da Capital mato-grossense precisam ser geridos pelo governo do Estado. A medida foi sugerida pelo parlamentar na quarta-feira (5), após reunião com a interventora Daniela Carmona. 

“Eu defendo que os serviços de alta complexidade sejam estadualizados, que a gestão seja assumida pelo estado. Isso ainda não está no plano da intervenção. A intervenção está focada nos serviços municipais e com medidas importantes que precisam ser colocadas em práticas, ampliar o quadro de médicos na atenção primária, botar toda a rede de insumos, colocar médicos nas unidades de pronto atendimento, organizar a assistência farmacêutica, organizar a gestão do pronto socorro, ampliar a oferta  de leitos no HMC, no Pronto Socorro e no Hospital São Benedito e reorganizar a Empresa Cuiabá de Saúde. Tudo isso é importante, mas há uma outra tarefa que é a pactuação de serviços de alta complexidade com os hospitais que hoje são conveniados com o município que reclamam a necessidade de mais recursos”, afirmou Lúdio. 

Ainda conforme o deputado, estado e município precisam se alinhar para reajustar os gargalos que os serviços de alta complexidade vem enfrentando.  

“Então agora é hora de sentar à mesa, estado e município, para repactuar responsabilidades em alta complexidade. Que há onde há gargalos seríssimos e o estado e município sempre tiveram dificuldades de sentar à mesa. [...] Se sempre houve conflito entre estado e município para tratar dessa repactuação e hoje o estado está na gestão do município, tem como sentar e repactuar”, concluiu o petista. 
 
 Imprimir