Imprimir

Imprimir Notícia

10/04/2023 às 18:25 | Atualizada: 10/04/2023 às 18:30

Plano Safra será estruturado pela agricultura de baixo carbono

Gabriella Arantes

O Plano Safra do ciclo 2023/24 será estruturado com as diretrizes da Agricultura de Baixo Carbono (Plano ABC). Durante reunião nesta segunda-feira (10), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, debateu o assunto. 

“Estamos estruturando um Plano Safra, onde o ABC,  Agricultura de Baixo Carbono, será a linha mestra desse novo Plano Safra. Ele será o indutor de políticas agrícolas brasileiras, agrofloresta, todas elas voltadas na agricultura de baixo carbono. Esse foi o primeiro alinhamento importante nesse sentido e agora cada uma das equipes vão trabalhar esses parâmetros e oportunidades para nós transformamos em recursos, qual a necessidade de recurso para a equalização, as novas linhas de crédito do setor privado que podem ter modernização para que tenha mais recursos e atender essa linha mestra que é transversal”, afirmou o ministro.

Também participaram do encontro a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. Ainda conforme Fávaro, o plano deste ano deve aumentar em relação ao do ano anterior.  

“É muito importante, até porque o custo de produção subiu muito, então, é fundamental que aconteça isso. Agora temos que pensar também no aspecto do tesouro. Não é possível e eu venho falando isso [...]: não é possível a gente querer o crescimento do Brasil com a taxa básica de juros de 13,75%. [...] Jogar isso nas costas do Tesouro é saber que nós não vamos ter recursos suficientes e equalizados. Temos que ter criatividade, fortalecer pequenos e médios produtores e ter linhas de créditos ao médio e grande”, concluiu.
 
 Imprimir