Imprimir

Imprimir Notícia

19/04/2023 às 17:50

Contas do governo de 2021 são aprovadas por unanimidade na ALMT

Alline Marques

As contas do governo do Estado referente ao ano de 2021 foram aprovadas por unanimidade pelos deputados estaduais durante a sessão da manhã desta quarta-feira (19). Já as contas do governo do ano de 2020 e também do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de 2021 contaram com pedido de vista.

Inicialmente, apenas Valdir Barranco (PT) havia solicitado vista, porém, na sequência, Elizeu Nascimento (PL), Diego Guimarães (Republicanos) e Júlio Campos (União) também acabaram pedindo vista compartilhada. Com o pedido de vista, as contas do governo de 2020 e também do Tribunal de Contas devem retornar à pauta na próxima semana. 

Conforme o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), que também votou as contas de 2021 de forma unânime, Mato Grosso registrou superávit de mais de 4 milhões. O TCE destacou ainda a existência de um resultado financeiro positivo ao final do exercício, totalizando 5,15 bilhões.

O deputado Wilson Santos (PSD) foi o único parlamentar a usar da palavra para enaltecer a gestão fiscal do governador Mauro Mendes (União), mas que contou com apoio de todos os parlamentares. O parlamentar lembrou, inclusive, do arrocho fiscal promovido pelo chefe do Executivo ainda no primeiro ano de mandato, as brigas que comprou com o agronegócio, empresários, comerciantes e indústrias, além dos servidores.

O parlamentar também apontou que Mato Grosso obteve nota A no ranking de gestão fiscal, garantindo economia de recursos públicos e, consequentemente, “sobra de dinheiro para investir em obras e ações voltadas à população”.

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), chegou a comentar que esta era a primeira vez que via uma conta de governo ser aprovada por unanimidade.

 
 
 Imprimir