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22/04/2023 às 17:15 | Atualizada: 24/04/2023 às 10:21

Governador descarta redução de preço nas tarifas de pedágio da BR-163

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

O governador Mauro Mendes (União) já descartou redução na tarifa do pedágio da BR-163. Ele chegou a comentar que a rodovia tem uma tarifa muito abaixo do valor de mercado e este, inclusive, foi um dos motivos que nenhuma outra empresa quis assumir o trecho que está sob a concessão da Rota do Oeste. 

“Por isso o governo está entrando, porque não precisamos ter lucro nesta operação, mas não podemos ter prejuízo e o grande lucro será salvar vidas, melhorar logística, porque a BR é, e, sempre será, a rodovia mais importante do estado de Mato Grosso porque liga 70% dos cidadãos do estado”, afirmou, descartando qualquer possibilidade de redução. 

Os valores atuais variam de R$ 3,70 até R$ 7 para carros de passeios. Já para caminhão com reboque e caminhão trator com semirreboque de 6 eixos, o preço vai de R$ 22 a R$ 46. Porém, já houve uma deliberação referente aos novos valores a serem cobrados na BR-163, em fevereiro deste ano publicada no Diário Oficial, mas a correção só deverá valer quando for feita a troca de controle acionário. Com o reajuste, o preço deve saltar para uma média de R$ 4,80 a R$ 8,20 para carros pequenos, enquanto para caminhões seis eixos deve ficar entre R$ 26 a R$ 49. 

A troca do controle acionário, porém, ainda depende da decisão do Tribunal de Contas da União em dois processos. A expectativa é de que ainda em maior isto ocorra e, enfim, o governo possa iniciar as obras. Mendes já adiantou que realizou o repasse de R$ 440 milhões para a MT Par para quitar a dívida com os credores da concessionária. 

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) transferiu o controle societário da Concessionária Rota do Oeste para a MT Par, que ficará responsável por 850,9 quilômetros da rodovia, principal rota de escoamento da safra de grãos do estado do Mato Grosso. Com a transferência, a MT Par tem o compromisso de realizar o aporte financeiro de quase R$ 1 bilhão. O valor é mais do que cinco vezes superior ao que foi exigido para assinatura do contrato original.

 
Matéria corrigida às 10h20 do dia 24 de março para atualizar os valores atuais do pedágio
 
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