Imprimir

Imprimir Notícia

09/05/2023 às 12:12

Entrega de ETAs não resolve 100% falta água em VG, pois a cidade ainda precisa melhorar a infraestrutura, avalia Kalil

Da Redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Luíza Vieira

O prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) afirmou que a entrega das duas Estações de Tratamento de Água (ETA), previstas para este ano, não são capazes de resolver 100% o problema da água no município. Segundo o chefe do Executivo Municipal, toda a rede de distribuição de água na cidade deve passar por uma revitalização, afinal, Várzea Grande cresceu de forma muito rápida e as tubulações e demais instrumentos de distribuição ainda são antigos.
 
“Ainda não resolvemos o problema 100%, temos que fazer manutenção, revitalização de redes e hidrometração. Com os recursos que temos do governo Federal, do PAC [Programa de Aceleração de Crescimento] de mais de R$ 83 milhões, vamos conseguir universalizar Várzea Grande, contemplando a cidade com reservatórios novos e fazendo trocas de tubulação. Ainda temos encanamentos de 1970 e isso leva tempo e temos focado os recursos e energias”, disse Kalil, na tarde dessa segunda-feira (8), durante a entrega da reforma da Escola Municipal de Educação Básica Jayme Veríssimo de Campos Júnior.
 
Problema recorrente no município de Várzea Grande, a falta de água nos bairros tem gerado revolta da população nos últimos meses. Dessa forma, o prefeito espera que, até junho, deste ano as obras da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Barra do Pari estejam finalizadas e a nova ETA seja entregue para a população.
 
De acordo com o prefeito, esta estação não irá resolver sozinha o problema de falta de água no município, porém, com a ajuda das ETAs Cristo Rei e da estação que está sendo construída na Imigrantes, grande parte do problema poderá ser solucionado.
 
 Imprimir