Imprimir

Imprimir Notícia

09/05/2023 às 17:56 | Atualizada: 09/05/2023 às 17:57

Pontos de embarque e desembarque para motoristas de aplicativos será debatido na Câmara

Leiagora

A Câmara Municipal de Cuiabá, atendendo requerimento de autoria do vereador Dilemário Alencar (Podemos), promove nesta quarta-feira (10), às 09 horas, no Plenário de Deliberações do legislativo municipal, uma audiência pública para discutir a necessidade da implantação de pontos de embarque e desembarque para motoristas e motoboys que trabalham por meio de aplicativos de plataformas tecnológicas ligados à rede mundial de computadores. 

“Fui procurado por lideranças dos trabalhadores do segmento de aplicativos, onde eles explicaram que em várias cidades brasileiras existem pontos exclusivos para o embarque e desembarque de passageiros que usam o trabalho ofertado pela categoria. Eles entendem que a Prefeitura de Cuiabá deve seguir o exemplo e instalar pontos de embarque e desembarque em locais de grande fluxo de pessoas. Portanto, estamos realizando uma audiência pública para que esses trabalhadores possam ser ouvidos pelo poder público”, disse o vereador Dilemário. 

Na audiência será feita a defesa de que Cuiabá precisa se modernizar no sentido de dar melhor condição de trabalho aos motoristas de aplicativos, criando espaços de faixas para embarque e desembarque na rodoviária, shopping centers, supermercados, hospitais, condomínios, instituições de ensino e em locais estratégicos e movimentados da região central.  

Também será debatida a proposta de implantação de pontos de apoio para descanso e auxílio para motoboys de aplicativos através de parcerias com plataformas como o iFood, a exemplo dos que já existem em cidades como Goiânia e Fortaleza. Pela proposta, os pontos devem ser cobertos, ter assentos, banheiros masculino e feminino, equipados com pias e torneiras. A ideia é que a prefeitura possa fazer parcerias com plataformas de aplicativos ou outras empresas comerciais para a instalação de pontos de apoio. 

“Milhares de pessoas trabalham em nossa cidade através de aplicativos. Eles precisam ser ouvidos, respeitados e valorizados. Devido à falta de espaços exclusivos de embarque e desembarque todos os dias correm riscos de penalidades por infração de trânsito e sentem na pele o descaso devido à ausência de estrutura adequada como pontos de apoio para prestação do importante serviço que realizam para a sociedade, onde transportam pessoas e levam alimentos e remédios em residências, condomínios e em ambientes de trabalho”, apontou o vereador.

 
Da assessoria
 
 Imprimir