Imprimir

Imprimir Notícia

06/06/2023 às 13:15

Pesquisa revela que mais de 95% dos cuiabanos pretendem presentear no Dia dos Namorados

Leiagora

Com a proximidade do Dia dos Namorados, os empresários cuiabanos estão otimistas com o aquecimento das vendas, isso porque a data é uma das mais esperadas pelo varejo brasileiro. Em Cuiabá, uma pesquisa de intenção de compras neste período, mostra que mais de 95% dos entrevistados pretendem presentear a pessoa amada.

O levantamento foi realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), por meio do seu Núcleo de Inteligência de Mercado, com o objetivo de entender melhor o comportamento do consumidor nesse período. A pesquisa foi realizada com 250 pessoas em compras nos principais eixos comerciais de Cuiabá (Região Central, Região do Grande CPA, Região do Coxipó, Região Arena Pantanal), entre os dias 21 e 25 de maio.

Segundo a CDL, a pesquisa mostrou que a intenção de compra para a data, revelou que 95,6% dos entrevistados pretendem presentear o namorado(a), esposa, ou a pessoa amada, contra apenas 4,4% que não irão comprar.

Para o superintendente da CDL Cuiabá e responsável pelo Núcleo, Fábio Granja, as expectativas em geral são boas e a pesquisa comprova isso. “O dia dos namorados é uma das datas comemorativas mais aguardadas pelo varejo brasileiro. Serão mais de 100 milhões de brasileiros indo às compras nesta véspera da data. O movimento na grande Cuiabá promete um incremento nas vendas próximo a 6,2% quando comparado com mesmo período do ano passado. Trata-se de uma data muito afetiva que permite diversas trocas de presentes com uma variedade de produtos e serviços que ajudam aquecer as vendas de diversas empresas do mercado local”, disse ele

Perfil dos presentes

Questionados sobre o motivo da escolha do presente, o desejo do (a) namorado(a) é o principal deles com 45,6%, na sequência foi citada a qualidade do produto/serviço e marca (25,9%), o atendimento cordial e educado dos vendedores (6,8%), a rapidez e processo no atendimento (5,7%), a propaganda e promoção da loja (5,3%), o preço final da compra (4,6%), a inovação e tecnologia do produto/serviço (3,4%), o produto exposto em vitrine ou merchandising na loja e outros (2,7%).

Quanto ao tipo de presente que pretender dar, a maioria respondeu produtos (87,5%), seguido de Serviços (12,5%), sendo que as preferências nos produtos, são: perfume/cosméticos/beleza (29,9%), vestuário e acessórios de moda (29,5%), cestas de café da manhã, chocolates, vinho, espumante e outros (9,7%), joias/relógios (8,6%), calçados e bolsas (8,3%), flores e pelúcias (2,9%), Bombons e Chocolates (2,2%), acessórios e bijuterias (2,2%), artigos esportivos (1,4%), telefonia/smartphone (1,1%), eletrônicos (0,4%), contudo um total de 2,9% ainda não sabe o que irá comprar. Os que irão presentear com serviços, as preferências são: restaurante (43,2%), viagem (21,6%), cinema (13,5%), pousadas/hotel/motel (10,8%), estética (2,7%) e outros (8,1%). Em relação a quantidade de presentes que pretende comprar, 68,4% pretende presentear com um presente, 20,8% com dois ou mais presentes e 10,8% ainda não sabe.

Gastos

O gasto médio a ser investido no presente em 2023 é de R$ 312,15. Sendo para 66,0% com pagamento à vista e 34,0% a prazo. O cartão de crédito será o meio de pagamento mais utilizado com 33,6%, seguido pelo cartão de débito (25,6%), dinheiro (22,8%), PIX (16,0%), boleto (0,8%), crediário (0,8%) e outros (0,4%).

Preferência de local de compra

Sobre o local que pretende comprar o presente, a preferência é pelos shoppings centers (34,6%), seguido pelas lojas no centro da cidade (28,7%), lojas próximas nos bairros onde mora (11,4%), internet (7,1%), vendedores avulsos (3,1%), mídias sociais como Instagram, WhatsApp, Facebook (2,4%), outros ou não sabem ainda (12,7%).

Um dado interessante que motiva a comprar nesses locais tem o preço como grande atrativo (23,4%), seguido pela facilidade na hora da compra (20,2%), atendimento (17,4%), facilidade de pagamento (9,2%), produto diferenciado ou inovador (9,2%), promoções (8,9%), política de troca e devolução (5,7%), embalagem e apresentação do presente (3,9%), prazo de entrega (1,1), entre outros (1%).

A maioria dos entrevistados (83,2%) relatou que não começou a pesquisar sobre o presente que irá comprar, 15,2% disse que está pesquisando e apenas 1,6% já comprou. Dos que ainda não compraram, 74,0% disse que pretende comprar na véspera ou no dia.

Sobre o local de comemoração

Em relação a comemoração, 90,0% irá celebrar em Cuiabá mesmo, 8,0% em municípios próximos e 2,0% em outros Estados. Os locais de preferência serão os restaurantes com 39,6%, em casa (13,5%), sem preferência (21,6%), hotel/motel/pousada (6,3%), shopping (5,4%), chácara (3,6%), cinema (3,6%), bar/choperia (2,7%) e outros (3,7%).

 
Com assessoria/CDL-Cuiabá
 
 Imprimir