Imprimir

Imprimir Notícia

06/06/2023 às 18:00

Mendes cobra empreendedorismo na agricultura familiar e diz que Estado não fará assistencialismo

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Apesar do incremento de incentivos à agricultura familiar no Estado, o governador Mauro Mendes deixou claro, na manhã desta terça-feira (6) que o Estado não ficará focado em políticas assistencialistas a esse público. Mais que isso, ele espera empreendedorismo por parte dos produtores.

“Nós precisamos olhar para a agricultura familiar e perder um pouco nossa mania que o Brasil tem de querer fazer e gostar de fazer assistencialismo. Temos que ajudar quem precisa, mas ajudar da maneira correta. Nós precisamos instigar o empreendedorismo desse setor. Porque, no Brasil ou em qualquer parte do planeta, aquilo que dá certo precisa dessa dose de empreendedorismo. De pessoas que queiram ousar”, argumentou o governador. 

Mendes assinou, nesta terça, um termo de parceria com representantes da empresa Amaggi, por meio da Fundação André e Lucia Maggi (Falm), para fortalecer a agricultura familiar no Vale do Rio Cuiabá. Pela parceria, será desenvolvido um projeto de empreendedorismo e inovação para atender 140 famílias, a fim de incentivar a participação das novas gerações na produção agrícola.

Segundo Mauro, Mato grosso tem aprovado pelo banco Mundial aproximadamente US$ 80 milhões para investir na agricultura familiar. “Estamos assegurados com um bom nível de recursos para os próximos anos. Agora, não vamos, eu disse ao banco Mundial, disse aos técnicos aqui... Nós não iremos executar esse programa, se for pra ficar fazendo assistencialismo, porque isso produz pouco resultado”, destaca Mendes 
 
 Imprimir