Imprimir

Imprimir Notícia

14/06/2023 às 12:30 | Atualizada: 14/06/2023 às 12:46

Assis assina pedido de impeachment de Lula e considera ações do presidente ‘imorais e absurdas’

Leiagora

O deputado federal Coronel Assis (União) assinou o pedido de impeachment contra o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e considerou que as ações que levaram ao pedido de são no mínimo “imorais e absurdas”. O parlamentar se refere ao suposto cometimento de crime de responsabilidade praticado por Lula ao convidar o presidente da Venezuela Nicolás Maduro para vir ao Brasil, colocando em risco a segurança nacional, já que o ditador é acusado de crimes contra a humanidade.
 
A justificativa, que consta no requerimento, que é de autoria do deputado Ubiratan Sanderson (PL/RS) e que já conta com mais de 50 assinaturas, também aponta a afronta ao princípio da impessoalidade, em razão da indicação do advogado Cristiano Zanin para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Zanin atuou como advogado pessoal de Lula nos processos da Operação Lava Jato.
 
A assinatura do deputado foi feita no último sábado (10) por meio do sistema eletrônico da Câmara Federal. “É um absurdo que um presidente da República viole a segurança do seu país, convidando o ditador genocida Nicolás Maduro, que massacra sua nação e coloca milhares de pessoas em situação de miséria, para vir ao Brasil. Também não é admissível que Lula indique ao STF seu advogado particular, é sem dúvidas o ápice da imoralidade”, afirma Assis.
 
Por ocasião da visita de Nicolás Maduro ao Brasil em 30 de maio, Coronel Assis foi autor de requerimento junto à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara Federal, que pediu à Organização Internacional da Polícia Criminal (Interpol), informações e providências sobre mandado de prisão em aberto contra o ditador venezuelano.
 
 Imprimir