Imprimir

Imprimir Notícia

19/06/2023 às 11:01

Barranco classifica PL da Pesca como 'horroroso' e garante judicialização caso aprovado

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) defende a retirada de tramitação do projeto intitulado “Transporte Zero”. O parlamentar classifica a propositura como “horrorosa” e não acredita que essa seja a saída para resolver a escassez de peixes nos rios do estado.
 
“Quero que seja retirado ou que seja reprovado, não há meio termo para algo tão ruim como esse projeto. O que o governo do Estado precisa fazer é ter vergonha na cara e cumprir o compromisso de fiscalização dos rios”, reforçou.
 

O projeto em questão visa proibir o transporte, comercialização e armazenamento de peixes nos rios de Mato Grosso por cinco anos, a partir de janeiro de 2024. Para o deputado, o que o Governo do Estado precisa é intensificar as fiscalizações, especialmente no período de defeso. “Nós precisamos fiscalizar os rios no período de defeso, precisamos fiscalizar a pesca predatória com redes e outros equipamentos pesados. Nós precisamos multar”, completou.
 
Neste sentido, o petista garante que irá lutar para garantir o arquivamento ou a reprovação da matéria, mas afirma que, se não conseguir, irá judicializar o tema.
 
“Nós não descansaremos, essa injustiça não poderá ter esse êxito, se não conseguirmos a derrota, não restará outra alternativa senão a judicialização desse projeto”, garantiu à imprensa na manhã desta segunda-feira (19).

Isso, porque, em seu entendimento, o Governo do Estado “não está nem aí para questão ambiental, quer apenas prejudicar os pescadores e facilitar uma casta que está surgindo para a comercializando do peixe partir de grandes criatórios”.

O PL foi aprovado em primeira votação no dia 2 deste mês e a expectativa é que seja colocado em pauta novamente no próximo dia 28.
 

 
 
 Imprimir