Imprimir

Imprimir Notícia

24/06/2023 às 17:36

Lúdio afirma que Comissão de Ética errou ao afastar Wilson de processo contra Cattani

Jardel P. Arruda

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) afirma que a Comissão de Ética da Assembleia Legislativa cometeu um erro ao afastar o deputado Wilson Santos (PSD) do processo disciplinar contra o deputado Gilberto Cattani (PL). Líder do Bloco Experiência e Trabalho, o deputado do PT reforçou que a indicação do grupo deveria ter sido respeitada.

Wilson foi afastado do caso após Gilberto Cattani ter impetrado pedido de suspeição contra o deputado do PSD. O parlamentar do PL e Wilson discutiram publicamente no plenário da Assembleia Legislativa.

“A decisão que a Comissão de Ética tomou, em minha opinião, ao retirar o deputado Wilson Santos do processo disciplinar contra o deputado Cattani foi um erro. O deputado foi indicado por um bloco partidário, sou o líder desse bloco, nós fizemos essa indicação. Na nossa posição essa decisão foi equivocada. Foi tomada por uma representação tomada pelo deputado Cattani para tumultuar o processo”, disse Lúdio.

Agora, o parlamentar acredita que foi aberto precedente para o próprio Wilson Santos solicitar a suspeição dos outros parlamentares. “Se você abre essa margem em desrespeito ao regimento interno, ao código de ética, você cria a possibilidade do deputado Wilson Santos fazer esse questionamento”, argumentou.

Wilson Santos prometeu apresentar representação contra protocolizar requerimento de suspeição contra os deputados Elizeu Nascimento (PL), Júlio Campos (União) e Janaina Riva (MDB), em relação ao processo ético disciplinar do deputado estadual Gilberto Cattani.

De acordo com informações do gabinete de Wilson Santos, o pedido de afastamento de Janaina e de Júlio é justificado porque ambos declararam seus votos antecipadamente. Já o de Elizeu seria uma analogia na previsão das regras da Câmara dos Deputados, a qual estabelece que um parlamentar não pode julgar um colega do mesmo partido.
 
 Imprimir