Imprimir

Imprimir Notícia

28/06/2023 às 11:04 | Atualizada: 28/06/2023 às 11:09

Setor hoteleiro e representantes da pesca esportiva defendem aprovação do projeto Transporte Zero

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Apesar de estarem em menor número, os representantes de pousadas e do trade de turismo ocupam a galeria da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para defender a aprovação do Projeto de Lei Nº 1363/2023, intitulado de “Transporte Zero”, que será colocado em votação nesta quarta-feira (28). Para eles, a propositura irá fomentar o turismo no Estado, e ainda garantir com que os rios de Mato Grosso voltem a ter peixes.

O ex-presidente da Federação de Pesca Esportiva do Estado, Tarso Ricardo Lopes, afirma que os donos de hotéis e pousadas, assim como os praticantes da pesca esportivas, estão na luta pela implantação desse projeto há mais de 10 anos.

“Entendemos que é o melhor para Mato Grosso, é o melhor para o ribeirinho, é o melhor para o turismo, é o melhor para todos. Tem muita gente que está nesse projeto defendendo interesses pessoais, mas nós defendemos a natureza em todos os sentidos. [...] Hoje não temos peixes no rio, e todas as pousadas estão empenhadas em aprovar esse projeto”, afirma.

Ele ainda rebate os argumentos dos pescadores profissionais, de que a propositura prejudicaria a categoria. Segundo Tarso, a maioria dos ribeirinhos não vive mais do peixe, e sim do turismo.

“Hoje o ribeirinho vive de turismo, não vive de peixe. Não tem peixe no rio, só peixe da fora da medida. Para se ter uma ideia, cada pousada deve entregar, para cada dois turistas, um ribeirinho. Isso só pra ficar no barco. Então, quando tem peixe tem o turismo, porque o nosso turismo é um turismo de pesca, 80% é de pesca”, colocou.

Diante disso, acredita que a matéria trará benefício para toda a cadeia da pesca. “A gente entende que aprovando o projeto nós vamos ter peixe, nós vamos ter o turista e com isso beneficiamos uma cadeia muito grande: posto de gasolina, o comércio, vendedor de isca, loja de pesca, hotéis. Então, a gente entende que é extremamente importante aprovar esse projeto”, finalizou.
 
 Imprimir