Imprimir

Imprimir Notícia

07/07/2023 às 13:16

Bancada federal de Mato Grosso contará com cinco mulheres

Kamila Arruda

Com a posse da Gisela Simona (União), a bancada federal de Mato Grosso passará a contar com cinco mulheres, sendo quatro na Câmara Federal e uma no Senado. A ex-superintendente do Procon Estadual deve ser empossada, na vaga do deputado federal Fábio Garcia (União), na próxima semana.

A princípio, ela ficará no cargo por 120 dias. Neste período, o congressista integrará o primeiro escalão estadual como secretário-chefe da Casa Civil, em substituição a Mauro Carvalho, que assumiu uma cadeira no Senado Federal nesta semana.

Outra suplente que está em exercício na Câmara Federal é Flavinha (MDB). Ela assumiu no mês passado, na vaga do deputado federal Juarez Costa (MDB). Além das suplentes, a bancada ainda conta com a Coronel Fernanda (PL) e Amália Barros (PL) na Câmara Federal, e Margareth Buzetti (PSD) no Senado.

A social-democrata ocupa a vaga do senador Carlos Fávaro (PSD), que está afastado desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O congressista está à frente do Ministério da Abastecimento e Pecuária (Mapa).  

Vale lembrar que, na legislatura anterior, Mato Grosso tinha apenas uma representante feminina na bancada federal. Trata-se da ex-deputada federal Rosa Neide (PT). A professora chegou a disputar a reeleição no pleito do ano passado e foi a candidata mais votada dentre todos os postulantes a uma vaga na Câmara federal.

A Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), contudo, não conseguiu formar legenda para fazer com que ela permanecesse no Congresso. Com isso, ela ficou de fora do quadro de eleitos.
 
 Imprimir