Imprimir

Imprimir Notícia

12/07/2023 às 08:40 | Atualizada: 12/07/2023 às 14:36

Wilson articula reunião entre pescadores e Lula para tentar barrar PL da Pesca

Da Redação - Eduarda Fernandes / Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O deputado estadual Wilson Santos (PSD) articula, com auxílio do ministro da Pesca e Aquicultura André de Paula, uma reunião entre pescadores e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O objetivo é sensibilizar o petista acerca da necessidade de derrubar o PL da Pesca caso a proposta - e há uma forte tendência para isso - seja sancionada pelo governador Mauro Mendes (União).

Segundo Wilson, o ministro “vai conseguir uma audiência com os representantes da pesca mato-grossense com o presidente Lula”, adiantou em entrevista à imprensa nessa terça-feira (11).

O parlamentar não quis adiantar que outras medidas práticas pretende adotar para derrubar a proposta, se sancionada, mas garante que está silenciosamente trabalhando neste assunto.

O compromisso do ministro foi firmado na semana passada, durante visita ao Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres. Na ocasião, André de Paula fez duras críticas ao PL da Pesca e sinalizou uma possível judicialização, caso o projeto seja sancionado.

“Eu vim para dizer que o presidente Lula está ao lado do pescador e da pescadora artesanal, que o pescador e a pescadora artesanal não estão só nesta luta, nós não somos contra ninguém, esta não é uma questão política, é a questão de um direito que é inalienável. [...] Aqui tem pessoas que tiram seu sustento dessa atividade. Não dá para fazer uma lei sem discutir com ninguém, sem ouvir a sociedade, sem nenhuma participação social, e empurrar de goela abaixo”, disse.

A fala recebeu uma resposta do governador Mauro Mendes (União), ao declarar que o ministro “tem que conhecer um pouco mais a realidade do estado de Mato Grosso”.

Mauro ainda sugeriu que o ministro estaria sendo mal informado sobre o assunto e destacou que pretende colocá-lo “a par das informações corretas”.

O PL da Pesca foi aprovado, em segunda votação, pela Assembleia Legislativa em 28 de junho e ainda não foi sancionado. Somente após a Procuradoria Geral do Estado (PGE) concluir a análise do texto é que o mesmo será encaminhado ao governador.
 
 Imprimir