Imprimir

Imprimir Notícia

18/07/2023 às 14:00

Desmatamento ainda lidera infrações registradas pela Sema, aponta secretária

Luíza Vieira

A secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Mato Grosso Mauren Lazzaretti revelou em entrevista ao Agora na Capital dessa segunda-feira (17) que o maior número de multas aplicadas pela pasta ainda é por conta do desmatamento ilegal no Estado, em espefício na região Noroeste.

“A maior parte da autuação ainda é por desmatamento ilegal, exploração florestal ilegal, essa sem dúvida é a infração mais recorrente no Estado. Os nossos pontos críticos são o Noroeste do Estado de Mato Grosso que é onde as nossas equipes estão permanentemente, desde o início do ano”, explica a gestora.

Conforme levantamento da secretaria, apenas no primeiro semestre deste ano, a Sema aplicou o equivalente a quase um bilhão em multas. O total de R$ 937 milhões conta também com o embargo de 153 mil hectares por crimes contra a flora no mesmo período.


#OLHO#

Quanto ao motivo que estaria levando aos crimes, Mauren relata que na maioria das vezes se trata de questões fundiárias. Ou seja, com o objetivo de garantir as terras muitas pessoas acabam desmatando sem a devida autorização ou até mesmo em áreas proibidas. O problema chega a envolver facções criminosas.

“É uma região que ainda tem muito problema fundiário. Muitas dessas supressões são para estabelecer a posse e aí obviamente que em um primeiro momento vem o gado e na sequência outros tipos de cultura. É um estado mais sensível no aspecto fundiário e claro que tem furto de madeira também, de unidades de conservação”, pontuou e ainda completa:

“O perfil não é mais como era antigamente, nós inclusive temos alguns indicativos de ter o comando vermelho e outras associações criminosas envolvidas como pano de fundo é a questão ambiental. Tudo isso tem mudado”, analisou.  

 
 Imprimir