Imprimir

Imprimir Notícia

30/07/2023 às 17:29

Período mais crítico da estiagem em Mato Grosso deve começar em agosto, explica secretária

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

O período mais crítico da estiagem em Mato Grosso deve começar já no próximo mês, agosto, de acordo com a secretária de Estado de Meio Ambiente Mauren Lazzaretti. Ela destaca que é necessário reforçar que as queimadas estão estritamente proibidas no estado e que o descumprimento das medidas poderá acarretar em multas ainda mais severas, especialmente, neste período.

“No começo do mês de agosto inicia o período crítico. Esperamos que possamos ter ou a queda da temperatura, ou uma pequena chuva, porque ela sempre refresca. No norte do estado, em julho, tivemos chuvas e isso ajuda bastante”, destaca. 

O período proibitivo quanto às queimadas começou ainda em 1º de julho e deve cessar em 31 de outubro. 

“Independente de ser área urbana ou rural, a lei é a mesma por uso irregular do fogo e ela se agrava e aumenta por estar sendo utilizada em período proibitivo”, alerta a secretária.

Mauren explica que chegou a sobrevoar o Estado e não identificou grandes focos de queimadas, mas a tendência é de que na Baixada Cuiabana o tempo seco fique ainda mais severo nos próximos dias.

“Eu sobrevoei o estado todo de Cuiabá a Alta Floresta, não vi nenhum foco de incêndio importante. Mas aqui na baixada cuiabana  gente acaba sofrendo com o uso irregular do foo nos arredores da Capital e nos próprios terrenos urbanos. Acho que a gente precisa fazer uma chamada especial para a população para respeitar a proibição”.
 
 Imprimir