Imprimir

Imprimir Notícia

06/08/2023 às 15:01

Botelho diz que 24 deputados 'é de bom tamanho' e que ampliação de vagas na AL depende do Congresso

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (União), já deixou claro que está satisfeito com a quantidade de parlamentares na Casa e não acredita que haverá alteração no número de cadeiras do Parlamento, uma vez que esta definição depende do Congresso Nacional. 

O que ocorre é que, com o aumento populacional registrado pelo censo de 2022, começou a discussão sobre a ampliação de vagas em algumas Câmaras Municipais, dentre elas, de Cuiabá, que deve saltar de 25 para 27 legisladores. Porém, no caso da Assembleia esta mudança precisa ser discutida na esfera nacional. 

“Essa discussão não cabe à AL, já consultei isso. Precisa o Congresso fazer uma redistribuição do número dos deputados federais e é bom que se diga que não é a Assembleia, se eles fizerem a redistribuição de deputados federal é automático que aí sim isto impactaria em Mato Grosso”, explicou. 

Porém, Botelho deixa claro que não acredita que isto venha ocorrer porque teria que tirar vagas de estados fortes como o Paraná, o que acabaria por inviabilizar a proposta. Mas além das questões técnicas, o presidente da Casa alega que para ele, o número atual é suficiente. “Eu acho que 24 está de bom tamanho, não tem necessidade de mais [deputados]”, afirmou.
 
 Imprimir