Imprimir

Imprimir Notícia

05/08/2023 às 16:01

'Vivemos no Big Brother, em todo lugar tem câmera e no corpo do policial também vai ter', comenta Botelho

Jardel P. Arruda

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), acredita ser apenas uma questão de tempo a obrigatoriedade do uso de câmeras na farda dos policiais militares em Mato Grosso. “Tenho dito sempre: nós vivemos em um Big Brother. Em todo lugar tem uma câmera, inclusive no corpo do policial também vai ter”, disse.

A declaração foi dada quando avaliou que a elaboração de um protocolo para normatizar o uso de câmeras nas fardas de policiais pelo Ministério da Justiça deve dar força à discussão do projeto de lei para implantação desse videomonitoramento em Mato Grosso, de autoria do deputado Wilson Santos (PSD).

“O projeto do deputado Wilson não foi arquivado, está em andamento dentro da Casa. Com certeza vamos voltar a essa discussão. Particularmente, não sei se é o momento de instalar. Mas é algo que não adianta correr. Se não vir agora, em um determinado momento vai ter. Europa já usa, Estados Unidos já usa, países da América do Sul estão começando a utilizar, estados estão utilizando”, comentou.

Na legislatura passada (2019-2022), Wilson Santos liderou o debate para implantação de câmeras nas fardas da Polícia Militar de Mato Grosso, mas enfrentou resistência da bancada da segurança pública, nesse âmbito liderada pelo deputado estadual Elizeu Nascimento. Após várias discussões sobre o tema, o projeto de Wilson acabou arquivado.

Contudo, o parlamentar do PSD reapresentou o projeto de lei em 2023, o qual ainda está em análise nas comissões. Este ano, Wilson e Elizeu chegaram a viajar para São Paulo para verificar o resultado da implantação das câmeras nas fardas, porém cada um fez agendas diferentes e voltou do intercâmbio com discursos diferentes.
 
 Imprimir