Imprimir

Imprimir Notícia

07/08/2023 às 08:01 | Atualizada: 07/08/2023 às 08:38

Telefônicas têm até 2029 para levar cobertura de celular a local turístico de Nobres

Jardel P. Arruda

O gerente da Agência nacional de Telecomunicações (Anatel), Joberto Araújo, explicou que as empresas telefônicas têm até 2029 para levar cobertura telefônica ao distrito de Bom Jardim, em Nobres, e outras 249 localidades de Mato Grosso, conforme estabelecido no leilão da 5g no Brasil. Antes disso, as empresas não tinham obrigação de atender nenhum distrito.

“Através desses termos de compromisso, as operadoras colocaram que cobririam 250 localidades aproximadamente do Estado de Mato Grosso, mais ou menos 4.000 km de rodovias e ampliação de redes localidades, a fim de tentar melhorar a qualidade do do serviço e levar um pouco mais de tecnologia a localidades que hoje ainda não tem o 4G instalado. É um cronograma longo até 2029, todas as localidades estarão atendidas”, disse Joberto.

Na ocasião, apesar desse anúncio de que podem demorar até mais de seis anos para Bom Jardim ter, obrigatoriamente, cobertura telefônica, o deputado trouxe uma informação para acalentar os empresários da região, um dos principais pólos turísticos de Mato Grosso, junto com Pantanal e Chapada dos Guimarães.

“Não é uma promessa do deputado Diego Guimarães, mas é um compromisso assumido pela empresa com a CPI: até o final de 2023 terá 4G por parte da empresa Claro no Distrito de Bom Jardim e áreas de adjassentes”, disse o parlamentar.

O cuidado do parlamentar ao divulgar a informação é o fato de não haver nenhuma obrigação jurídica da empresa em levar a cobertura telefônica, mas somente uma demonstração de boa vontade. 

A falta de cobertura de dados e celular em Bom Jardim é um dos problemas de infraestrutura que tem levado a região a perder competitividade no mercado do turismo. Já chegou a ser cogitado um levantamento do quanto os empresários locais tiveram de prejuízo para ingressar com ação coletiva de indenização contra as telefônicas.
 
 Imprimir