Imprimir

Imprimir Notícia

23/08/2023 às 18:07 | Atualizada: 23/08/2023 às 18:22

Advogados suspeitos de violência contra mulher poderão ter nomes excluídos dos quadros da OAB, alerta presidente

Gabriella Arantes

Os advogados Nauder Alves Andrade, Benedito Cesar Correa e Marcos da Silva Borges, todos suspeitos de praticar violência contra mulher, poderão ter seus nomes excluídos dos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT). 

Conforme a presidente da entidade, Gisela Cardoso, já foi determinada a instauração dos processos éticos disciplinares com o encaminhamento para a suspensão preventiva, que será julgada já na próxima sessão do Tribunal de Ética e Disciplina (TED). 

“E a partir daí, lembrando que sempre vigora no nosso ordenamento jurídico os princípios da ampla defesa e contraditório, a todos serão deferidos o direito da ampla defesa e do contraditório para responder todas as acusações. [...] E pode, sim, levar à exclusão dos quadros da Ordem a violência praticada com base no reconhecimento da idoneidade que é o requisito para o exercício da advocacia”, explicou Gisela em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (23). 

Ainda de acordo com a presidente, a OAB está prestando assistência às vítimas. “O apoio às vítimas que a própria Comissão já encaminhou fazendo esse contato, colocando à disposição e oferecendo assistência”.  

Casos de violência 

O advogado Nauder Junior Alves Andrade, de 28 anos, foi preso na sexta-feira (18), suspeito de tentar matar a namorada, de 29 anos, com uma barra de ferro em um condomínio da Capital. A vítima chegou a ficar desacordada após ser agredida pelo homem.

O procurador da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Benedito Cesar Correa, 53, foi preso no sábado (19) acusado de agredir e trancar uma profissional do sexo em sua casa. 

O advogado Marcos da Silva Borges, de 26 anos, foi preso em flagrante, também no sábado (19), por suposta tentativa de feminicídio contra duas mulheres de 27 anos, no edifício Goiabeiras Tower, em Cuiabá. Marcos teria agredido a ex-esposa e a amiga dela com socos.
 
 Imprimir