Imprimir

Imprimir Notícia

29/08/2023 às 10:48 | Atualizada: 29/08/2023 às 10:48

Antes de Mauro discursar, presidente do Senado prega consenso entre governadores: 'é preciso ceder'

Da Redação - Renan Marcel / De Brasília - Jardel P. Arruda

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), abriu a sessão de debates sobre a reforma tributária, na manhã desta terça-feira (29), alertando os governadores dos estados brasileiros para o fato de que é preciso ter em mente o consenso sobre o tema. Disse ainda que os gestores precisam "usar muito mais a lógica de ceder, do que de conquistar". Pacheco destacou também que os agentes envolvidos devem enxergar "todo o Brasil e não apenas um interesse local". 

As declarações vão na contramão do que alguns governadores têm defendido, ao proporem reuniões regionalizadas, debatendo os interesses de cada região ou estados. Um deles é o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil). Ele está no evento e terá 10 minutos para discursar e defender os anseios do estado dentro do âmbito da reforma tributária.

Desde a semana passada, Mauro vem criticando na imprensa a proposta do Senado, classificando a reunião como "figurativa" e apontando pouca produtividade e profundidade no debate. 

"Estamos hoje com um texto abrangente que foi alvo de inúmeros debates e de um exaustivo trabalho na Câmara dos Deputados, no Senado Federal, no Congresso Nacional, inclusive a partir de uma comissão mista de deputados e senadores. Isso constitui uma grande vitória e agora nos cabe uma nova etapa, de votação e discussão. Mas para isso é absolutamente necessário que cada um dos atores envolvidos neste processo esteja munido de um sentimento de coletividade, que enxergue todo o Brasil e não apenas um interesse local. Tenho repetido que precisamos usar muito mais a lógica de ceder do que de conquistar", discursou antes de passar a palavra para o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator do texto. 

O governador Mauro Mendes está no Plenário do Senado, acompanhado dos senadores de Mato Grosso: Jayme Campos, Mauro Carvalho, ambos do União Brasil, e Margareth Buzetti, do PSD. Mendes não está acompanhado do secretário de Fazenda, Rogério Gallo. A ausência evidencia que a gestão estadual não considera o evento como de caráter técnico.

Depois da sessão de debates temática haverá um almoço com os governadores e os senadores. A presença do governador Mauro Mendes ainda não foi confirmada. 

Acompanhe a sessão no vídeo abaixo:


 

Veja ordem dos governadores que estão inscritos para falar na sessão:

Paulo Dantas (Alagoas)
Clécio Luís (Amapá)
Wilson Lima (Amazonas)
Jerônimo Rodrigues (Bahia)
Elmano de Freitas (Ceará)
Ronaldo Caiado (Goiás)
Mauro Mendes (Mato Grosso)
Eduardo Riedel (Mato Grosso do Sul)
Ratinho Júnior (Paraná)
Raquel Lyra (Pernambuco)
Rafael Fonteles (Piauí)
Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)
Jorginho Mello (Santa Catarina)
Wanderlei Barbosa (Tocantins)

 
 
 Imprimir