Imprimir

Imprimir Notícia

30/08/2023 às 18:45

Janaina critica reprovação de emenda sobre RGA e justifica que estado vive boa fase econômica

Da Redação - Luíza Vieira / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou a reprovação da emenda que garantia na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 o direito à Reposição Geral Anual (RGA) retroativo aos servidores públicos estaduais. A parlamentar argumenta que diante de uma boa fase econômica para o estado, esse seria o melhor momento para planejar a quitação da dívida com o servidor.

“Muito ruim, né? Eu votei a favor da RGA dos servidores, a gente entende que é um débito que existe do estado com o servidor de Mato Grosso que ele tem que ser sanado, mesmo que de forma parcelada, mas deve haver uma previsão para isso, porque a defasagem salarial vocês sabem, ela vem consumindo o salário do servidor público como um todo”, argumentou a deputada que estima defasagem de 20%.

A parlamentar ressaltou que passe o tempo que passar, a quantia que o governo deve permanecerá ativa. E que para ela, a melhor solução seria quitar o débito o quanto antes, na medida em que o estado vive uma boa fase financeira e o pagamento não geraria grandes desestabilidades nos cofres estaduais.  

“A gente não vai tratar disso agora porque foi reprovado, mas pode ter certeza que no ano que vem vai estar novamente e todos os anos estará lá constando essa situação da RGA. Agora, talvez a gente não tenha um tempo hábil, ou viável economicamente para o estado de Mato Grosso como nós estamos vivendo agora. Por isso, para mim, era um momento oportuno pra gente fazer essa votação e aprovar de uma vez por todas e pensar com o governo um planejamento para o pagamento”, ponderou.
 
 Imprimir