Imprimir

Imprimir Notícia

06/09/2023 às 07:58

Moradores reclamam de frequentes quedas de energia em Várzea Grande

Eloany Nascimento

Já pensou ficar sem energia nesse calorão de Cuiabá e região? Só de imaginar é um sofrimento terrível, não é mesmo? Esse é o caso de vários moradores de Várzea Grande, que têm sofrido com a queda no fornecimento na cidade, principalmente entre os períodos do final da tarde e durante a noite. O transtorno tem tirado o sono da população. 

As reclamações têm sido constantes na região dos bairros Canelas, Nova Fronteira e Jardim Glória, e iniciaram há aproximadamente duas semanas.  

Ao Leiagora, uma moradora do bairro Jardim Glória, que preferiu não ter o nome revelado, contou que a queda tem sido frequente, principalmente no período da noite. “Agora todo dia está com essa folia de acabar a luz aqui em casa, não tá dando mais, ainda mais nesse calor insuportável. Com essas quedas quase que diárias, até minha geladeira estragou, o motor dela queimou”, relatou.

Assim como ela, diversos moradores têm reclamado em grupos do bairro, em um aplicativo de troca de mensagens. Conforme os relatos, a interrupção do fornecimento ocorre de duas formas, queda total ou parcial. Na parcial, algumas casas ficam a maior parte do dia com o fornecimento em meia fase, o que afeta a funcionalidade de alguns eletrodomésticos, como o ar condicionado, por exemplo. “Era 2 da manhã e eu estava tentando dormir no carro com ar ligado. A 'Gisa' tá de sacanagem com a gente”, escreveu um morador nesse grupo ao qual o Leiagora obteve acesso.

“Estou com medo de queimar os móveis”, revelou em outra mensagem. 

Ainda conforme os moradores, eles realizaram diversas reclamações e chamados foram protocolados na concessionária Energisa. Algumas horas depois, a resposta que chega é que o problema foi resolvido. Porém, segundo eles, o fornecimento segue com problemas.

Com a persistência dos picos de queda, uma outra situação é levantada pelas pessoas que moram nos bairros, como a falta de transformadores. “Enquanto não aumentar a quantidade, o problema irá continuar", apontou um residente.

Explicação da Energisa

Diante das reclamações, o Leiagora entrou em contato com a concessionária Energisa, que explicou que tem registrado nos últimos dias picos de consumo em virtude das ondas de calor extremo no estado e que segue atuando em todas essas regiões com obras para aumento da capacidade de distribuição, redimensionando a rede. Foram aplicados R$ 41,5 milhões apenas em 2023. 

A concessionária ainda afirmou que o problema também está relacionado ao aumento de consumo de carga, e a falta de comunicação de moradores e donos de empresas referente ao número de eletrodomésticos, visto que é necessário realizar uma declaração de carga.

“É necessário que os donos de imóveis façam a atualização obrigatória de carga. Os dados estão entre os indicadores utilizados pela companhia, para determinar o potencial de consumo nos municípios e quais os investimentos necessários”, explicou.


Em casos de queda, é necessário que os consumidores registrem um chamado relatando a falta de energia pelos canais de comunicação. A atualização obrigatória também podem ser feitas pelos mesmos meios. São eles: 

- Aplicativo Energisa On 

- Site: energisa.com.br

- WhatsApp (Gisa): www.gisa.energisa.com.br

- Call Center: 0800 646 4196.
 
 Imprimir