Imprimir

Imprimir Notícia

14/09/2023 às 12:14 | Atualizada: 14/09/2023 às 12:15

Lilo diz que reunião com Lupi sacramenta apoio do PDT à candidatura de Botelho em 2024

Da Redação - Renan Marcel/ Reportagem local - Paulo Henrique Fanaia

Presidente do PDT em Mato Grosso, o vereador Lilo Pinheiro garantiu apoio do seu partido à candidatura do deputado estadual Eduardo Botelho, ainda filiado ao União Brasil, para a disputa pela prefeitura de Cuiabá em 2024. Lilo diz que há um "alinhamento saudável" nesse sentido, com vista não só às eleições do ano que vem, mas também à formação de chapas proporcionais consistentes no pleito de 2026. Isso, independentemente se o destino de Botelho for mesmo o PSD. 

"Eu tenho o entendimento que é um caminho muito saudável para o presidente Eduardo Botelho construir uma candidatura majoritária aqui na nossa Capital, fazendo esse movimento para o PSD. Mas a concretude disso tem que ser dada por ele". Questionado sobre a remota possibilidade de Botelho continuar no União, Lilo diz: "Caso isso não se concretize [filiação ao PSD], precisa ser discutida a situação. Mas aquilo que depende só do PDT já tem alinhamento muito bem feito". 

O vereador esteve na reunião entre Botelho e o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, presidente nacional do PDT. O encontro contou com o intermédio do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, presidente do PSD em Mato Grosso, sigla que tem a maior chance de ser a nova casa de Botelho quando ele oficializar a saída do União Brasil. No atual partido, o deputado não encontra respaldo e apoio para o projeto eleitoral, uma vez que o governador Mauro Mendes, presidente da legenda, hipoteca todas as fichas no nome do secretário-chefe da Casa Civil e deputado federal licenciado Fábio Garcia.

Segundo Lilo Pinheiro, o encontro apenas reforçou o alinhamento, "de cima para baixo". O PDT tende a continuar junto com Botelho, agora com anuência de Carlos Lupi. Ainda segundo o vereador, não foi conversado sobre convite do PDT para Botelho. Mas "evidentemente que qualquer partido que queira visibilidade eleitoral faria questão de ter dentro dos seus quadros um candidato da envergadura e da potencialidade que hoje representa o presidente da Assembleia e pré-candidato a prefeito de Cuiabá, Eduardo Botelho", disse Lilo. 

Ele afirmou ainda que o apoio a Botelho em 2024 terá reflexos nas eleições de 2026. O partido busca aumentar a representatividade tanto na Câmara de Cuiabá no próximo ano quanto em 2026, na Assembleia. 
 
 Imprimir