Imprimir

Imprimir Notícia

27/09/2023 às 12:25

Roveri não vê indícios de violência no campo, mas diz que estado está preparado para qualquer situação

Da Redação - Karine Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que derrubou a tese do Marco Temporal para a demarcação de terras indígenas, um dos maiores temores, principalmente de produtores rurais, passou a ser orisco iminente de invasões de propriedades. Em Mato Grosso, secretário estadual de Segurança Pública, coronel César Roveri, afirma que não há nenhum indicativo de violência no campo, mas garante que o estado está preparado para qualquer situação.

“Até o momento, nós não temos um indicativo disso. Nós estamos acompanhando, mas não temos nenhum indicativo até o momento. De toda forma, temos que aguardar os resultados do cenário nacional para, aí sim, a gente poder fazer um diagnóstico melhor”, pontuou entrevista dada ao Leiagora, na manhã dessa terça-feira (26), durante assinatura da ordem de serviço para início das obras na BR-158, em Porto Alegre do Norte.

Apesar da decisão do STF, o Marco Temporal ainda vai ficar em discussão no Congresso Nacional. Neste cenário, Roveri assegura que, independente do que for decidido, as equipes vão continuar cumprindo o seu papel e protegendo ambos os lados, sejam indígenas ou seja a população que vive nas cidades.

Leia também - Por 9 votos a 2, Supremo invalida tese do marco temporal


“A gente tá aguardando a decisão política, obviamente, não passa por uma decisão nossa, não passa por uma decisão do estado, passa por uma decisão do Congresso Nacional, mas o estado de Mato Grosso está muito bem aparelhado, muito bem equipado, as nossas forças de segurança são profissionais extremamente preparados para as mais variadas formas de agirem [...] Seja qual for a necessidade que o estado de Mato Grosso tiver, os nossos povos de origem indígena ou as pessoas que vivem na nossa cidade, nós estamos prontos, preparados para proteger a todos”, afirmou.
 
 Imprimir