Imprimir

Imprimir Notícia

29/09/2023 às 10:30

Secretário de Mendes é contra decisão de fechar a Santa Casa após inauguração do Hospital Central

Kamila Arruda

Ao que parece o secretário-chefe da Casa Civil, Fabio Garcia (União), não está em sintonia com o governador Mauro Mendes (União), ao menos quando o assunto é a Santa Casa. Enquanto, o chefe do Executivo Estadual já trabalha no sentido de fechar as portas da unidade de saúde, o deputado federal licenciado defende a continuidade dos serviços.

“São estudos, do ponto de vista técnico, que tem que ser feito, mas eu acredito que a Santa Casa presta um serviço muito importante para a sociedade mato-grossense e cuiabana há muito tempo, e como e um serviço importante acredito que a gente deva preservar a Santa Casa em funcionamento”, disse Garcia na noite de quarta-feira (27), durante assinatura do termo de adesão ao programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Acontece que, no mesmo evento, o governador já deixou claro que após a inauguração do Hospital Central de Cuiabá, que deve ocorrer ainda no primeiro semestre do próximo ano, os atendimentos realizados hoje na Santa Casa, serão transferidos para a nova unidade de saúde.

Isso irá pôr fim à Santa Casa na Capital, após mais de 200 anos de serviços prestado. A unidade de saúde possui 242 leitos, 30 UTIs e 10 salas de cirurgia.
O hospital está sendo “gerido” pelo governo do Estado desde 2019, quando a instituição Santa Casa fechou as portas devido a dificuldades financeiras.

Vale destacar também que a opinião de Fábio sobre o assunto tem um viés político, já que é pré-candidato a prefeito de Cuiabá, e assumir, neste momento um posicionamento de um hospital poderia ser usado contra ele no próximo ano. 
 
 Imprimir