Imprimir

Imprimir Notícia

28/09/2023 às 17:58

Mendes defende o fim da reeleição para cargos do Executivo e apenas uma reeleição para Legislativo

Kamila Arruda

O governador Mauro Mendes (União) defende o fim da reeleição para cargos do Executivo, e a imposição de limite de reeleições para cargos voltados ao Poder Legislativo. Para ele, a reforma eleitoral que vem se desenhando no Congresso Nacional deve contemplar esses pontos.

O chefe do Executivo estadual acredita que a qualidade de agentes públicos e, consequentemente, de gestão pública, será melhor dessa forma.

No que se referente ao Executivo, tal como presidente, governador e prefeito, Mendes defende que o mandato seja estendido para cinco anos, mas sem possibilidade de reeleição.

Já no que se refere a senadores, deputados federais, deputados estaduais e vereadores, o governador acredita que o Congresso deve fixar limite de apenas uma reeleição.

“Acho que para o Executivo, um prazo de cinco anos sem reeleição seria muito razoável, muito interessante. E para o Legislativo, no máximo uma reeleição no mesmo cargo, se não o cara vai para lá e vira profissional e fica lá 40 anos, como tem muitos casos no Brasil”, finalizou.
 
 
 Imprimir