Imprimir

Imprimir Notícia

03/10/2023 às 19:45 | Atualizada: 03/10/2023 às 19:46

Mudança em horários de funcionamento de faixa exclusiva para ônibus pode gerar aumento na passagem

Luíza Vieira

A mudança nas faixas exclusivas para ônibus, que passa por período de teste em Cuiabá a partir desta semana, pode acarretar no aumento na tarifa de passagens de ônibus na Capital.

Conforme o gerente operacional da Associação Matogrossense dos Transportadores Urbanos (MTU) Marcos Assis, com a redução dos horários em que a faixa ficará exclusiva para a passagem dos coletivos, os veículos terão de enfrentar mais trânsito, o que irá gerar mais gastos, e isso deve acarretar no aumento do valor do transporte público para o usuário.

“Hoje é feito o estudo dos custos do sistema. Tem a tarifa pública e a tarifa subsidiada e nesse meio termo tem os custos do sistema. A partir do momento em que você diminui a velocidade média do ônibus, vai ter custos. E esses custos entram na tarifa. É uma afirmação que a gente vem conversando com a Semob. Fomos pegos de surpresa com essa redução da faixa inclusiva que vai ter um impacto muito grande nesses veículos”, disse o gestor.

Acontece que, de acordo com a determinação da Prefeitura de Cuiabá, as faixas que antes eram majoritariamente destinadas aos ônibus em vias específicas de Cuiabá, como na Tenente Coronel Duarte (Prainha), Isaac Póvoas, Historiador Rubens de Mendonça (do CPA) passam a agora a a serem exclusivas apenas em horários de pico.

Ainda não se sabe em quanto o reajuste poderá pesar no bolso dos passageiros, mas atualmente a tarifa custa R$ 4,95. Cabe agora à Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) definir junto da MTU medidas que possam gerar menos impacto aos usuários.
 
 Imprimir